Santiago do Cacém: 2.º Festival do Tomate de Alvalade com balanço muito positivo

0

Terminou com “balanço muito positivo” a segunda edição do “Festival do Tomate de Alvalade | Mimosa − Mostra gastronómica nos restaurantes” que o Município de Santiago do Cacém realizou, entre 9 e 11 de setembro.

O principal objetivo passou por impulsionar a economia local através de um produto de reconhecida qualidade como património gastronómico local − o tomate −, mas também promover a gastronomia.

“Tive oportunidade de falar com alguns dos empresários no decorrer do evento e o balanço é claramente positivo”, assegura o Presidente da CMSC, Álvaro Beijinha. “Este ano, o facto de termos antecipado o Festival algumas semanas e de o tempo ter ajudado, pois estava um fim de semana convidativo a sair, a almoçar e a jantar fora, teve um reflexo positivo. Os restaurantes estiveram praticamente todos cheios, quer ao almoço, quer ao jantar”, sublinha o Presidente da CMSC. “Ou seja, aquilo que foi objetivo principal − ajudar a promover a economia local, neste caso a restauração − foi claramente alcançado e, por outro lado, promoveu-se também este produto que é fundamental na freguesia de Alvalade. Estamos satisfeitos com o resultado”.

Foram oito os estabelecimentos que disponibilizaram iguarias tendo como base o tomate: Restaurante Churrasqueira da Mimosa; Restaurante Cantinho da Mimosa; Restaurante Alvalade, Restaurante São Sebastião da Mimosa; Snack-bar O Messias; Casa de Petiscos O Bombeiro; Tasca do Zé e Restaurante Alentejano. Panqueca com queijo fresco e doce de tomate, tomatada de sardinhas, creme de tomate com marisco, choco frito com arroz de tomate, cheesecake de tomate, pão alentejano torrado com azeite e tomate, doce de tomate com pinhão e requeijão, lulas recheadas com molho de tomate, ou bochechas de porco preto com molho de tomate foram algumas das propostas que deliciaram os visitantes.

Os pratos ao dispor dos visitantes foram todos confecionados com tomate de Alvalade, produzido por associados da Alensado, CRL. Este ano, todos os restaurantes da freguesia aderiram à iniciativa, o que significa um acréscimo de três restaurantes em relação à edição anterior.

Deixar uma resposta

Share This