Santiago do Cacém: 3.º Festival do Tomate de Alvalade com balanço bastante positivo

0

O Município de Santiago do Cacém organizou, entre 8 e 10 de setembro, a terceira edição do “Festival do Tomate de Alvalade | Mimosa − Mostra gastronómica nos restaurantes”, que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade e  da Alensado, CRL. O objetivo principal passa por impulsionar a economia local através de um produto de reconhecida qualidade como património gastronómico local − o tomate −, mas também promover a gastronomia.

Os pratos ao dispor dos visitantes foram todos confecionados com tomate de Alvalade, produzido por associados da Alensado, CRL, que disponibilizou para esta edição cerca de 800kg deste produto agrícola cultivado na freguesia desde 1959.

Os restaurantes estiveram praticamente todos cheios, quer ao almoço, quer ao jantar. O objetivo principal foi alcançado e promoveu este produto que é fundamental na freguesia de Alvalade, bem como os restaurantes.

Foram cinco os estabelecimentos que disponibilizaram iguarias tendo como base o tomate: Restaurante Churrasqueira da Mimosa, Restaurante São Sebastião da Mimosa; Snack-bar O Messias; Bar Casa de Petisco Bombeiro; Restaurante Alentejano. Sardinhas em molho de tomate, Wrap de frango e legumes com molho de tomate, Gaspacho Alentejano, Bochechas de tomatada; Caldeirada de Borrego, Choco frito com arroz de tomate malandrinho, Bacalhau com molho de tomate, Cheesecake com doce de tomate, foram algumas das propostas que deliciaram os visitantes.

Este ano a novidade prendeu-se com duas noites de animação que decorreram no Jardim da Mimosa, com a participação de Toi Romão e Filipe e Marco Filipe, que levaram muito público a este espaço renovado da freguesia de Alvalade.

Deixar uma resposta

Share This