Santiago do Cacém: Câmara vai ter veículo elétrico para limpeza urbana

0
A viatura, com funções de aspiradora, destina-se à limpeza urbana de jardins e arruamentos urbanos, nomeadamente no apoio às tarefas de recolha e transporte de resíduos ensacados e sobrantes de podas de limpeza de árvores. A limpeza de pormenor, atualmente efetuada de forma manual, vai também ser efetuada por este novo veículo, agilizando assim estes trabalhos.

A aquisição da viatura elétrica por parte da Câmara Municipal de Santiago do Cacém pretende contribuir para a redução de emissões de gases com efeito de estufa e outras emissões poluentes, bem como para a diminuição do ruído em meio urbano, contribuindo ativamente para as metas que constituem o objetivo dos fundos existentes, bem como para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, nomeadamente nos domínios ambientais «Cidades e Comunidades Sustentáveis» e «Ação Climatérica», compromissos a que Portugal se encontra internacionalmente vinculado.

Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, assinou esta manhã, em Porto de Mós, o Contrato de Financiamento para a aquisição de uma viatura elétrica para limpeza urbana. A oportunidade nasceu de uma candidatura a co-financiamento por parte do Fundo Ambiental, efetuada pela Câmara Municipal, que recebeu aprovação do Governo e que resultará numa comparticipação de 50% do valor total elegível da operação. A ocasião contou com a presença do Ministro do Ambiente, José Pedro Matos Fernandes.

Deixar uma resposta

Share This