Santiago do Cacém: Escola de Futebol Luvas Pretas e Benfica celebram protocolo em ambiente de euforia

0

A Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, registou uma enchente, no dia 6 de outubro, para assistir à celebração do protocolo de colaboração entre a Escola de Futebol Luvas Pretas e o Sport Lisboa Benfica, ocasião que contou, entre outros, com a presença do ex-jogador e atual embaixador do Benfica, Nuno Gomes, para gáudio dos jovens atletas santiaguenses.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha – que esteve acompanhado na cerimónia pelo Vereador do Desporto, Norberto Barradas – destacou o facto de este protocolo ser “importante para Santiago, importante para a Escola Luvas Pretas e para todos os miúdos que aqui jogam”, enaltecendo depois as vantagens de “estar associado a esse grande clube que é o Sport Lisboa e Benfica, com toda a experiência que tem na formação de jogadores e homens – nas várias modalidades, não só no futebol – e poder estar associado a essa grande figura do futebol nacional que é o João Alves”.

João Alves, o “Luvas Pretas”, responsável máximo pela Escola de Futebol, sublinha a importância do “apoio de uma grande instituição”, enumerando depois os principais objetivos do protocolo, que “visa essencialmente aspetos técnicos, desde a formação dos miúdos e dos treinadores, observação de jogadores, acompanhamento, entre outros. Em termos técnicos, vai valorizar bastante quem vai trabalhar nesta escola, bem como os seus atletas. Alguns miúdos já estão a ser observados pelo Benfica. E outros vão aparecendo. Vai haver um acompanhamento muito grande do Benfica para com a nossa Associação”. João Alves destaca ainda o trabalho que tem vindo a ser feito pela Escola em Santiago do Cacém, nos seus dez anos de existência. “Há uma orientação expressa para a qualidade, em detrimento da quantidade. Na parte humana temos sido um grande exemplo e ganhámos, no ano passado, o 1.º troféu Fair Play da Associação de Futebol de Setúbal. Damos uma atenção muito especial ao estudo dos miúdos. Focamo-nos nisso e exigimos mesmo que, acima do futebol, estejam os estudos”.

Os representantes do Benfica na cerimónia também demonstraram a sua satisfação pelo acordo celebrado. “É aqui que se inicia o sonho dos vossos filhos – um sonho legítimo – de um dia poderem ser um Nuno Gomes, ou um João Alves. E nós temos obrigação de alimentar esse sonho. Temos de estar próximos dos futuros talentos deste país. Temos de caminhar juntos. A nossa equipa técnica vai interagir muito com a vossa escola. Estamos disponíveis para que os técnicos da escola tenham formação no Seixal e estamos disponíveis para que haja uma observação mais próxima dos talentos desta escola”, garante Armando Carneiro, Diretor-Geral do Caixa Futebol Campus, no Seixal.

O ex-jogador do Benfica e da Seleção Nacional, Nuno Gomes (atual embaixador dos “encarnados”), esclarece que “esta parceria serve para que o Benfica possa ajudar esta escola e este concelho”, deixando depois conselhos importantes para os jovens futebolistas: “acima de tudo que se possam divertir, não só aprendendo a jogar futebol, mas também a serem homens e jovens com valores, que é das coisas mais importantes no nosso dia a dia”, alimentando também ele o sonho dos pequenos craques santiaguenses. “É nestas escolas que os clubes grandes se vão alimentar, esta é mais uma parceria com a qual o Benfica conta para, no futuro, vir a poder tirar frutos para a sua equipa”.

Um dos momentos altos da cerimónia foi a entrega, pelas mãos de Nuno Gomes, dos troféus de Campeão Distrital da Fase Complementar da Associação de Futebol de Setúbal (AFS) aos Benjamins-B da Escola de Futebol Luvas Pretas, bem como do Troféu Fair Play – Cartão Branco da AFS aos Benjamins-A.

Deixar uma resposta

Share This