Santiago do Cacém: GNR investiga contaminação de albufeira em Ermidas-Sado

0

A Guarda Nacional Republicana, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Santiago do Cacém, detetou no dia 15 de fevereiro, um foco de poluição/contaminação numa albufeira em Monte Novo dos Modernos, na freguesia de Ermidas-Sado, concelho de Santiago do Cacém.

Os militares ao deslocarem-se à albufeira, verificaram que a água se encontrava completamente “negra” e com cheiro a “bagaço de azeitona”, para além de existirem diversos peixes mortos (carpas).

Os peixes foram então recolhidos pelos militares e enviados ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera para realização de exames para apurar a sua causa de morte. Foram ainda recolhidas amostras de água para análise pelo laboratório de Águas da Região Hidrográfica do Alentejo, da Agência Portuguesa do Ambiente.

Após efetuadas as diligências de investigação, apurou-se que os motivos da contaminação da albufeira, se deviam a descargas provocadas por uma empresa que se dedica à compra e venda de biomassa, atividade para produção de azeite e fabrico de pellets de bagaço de azeitona a partir de bagaço seco, tendo sido elaborado um auto de notícia e remetido para o Ministério Público de Santiago do Cacém.

Deixar uma resposta

Share This