Santiago do Cacém: João Ganhão vence concurso de fotografia “Olhares – Gentes, Sabores e Tradições”

0

Com uma imagem capturada na margem nascente da Lagoa de Santo André, que ilustra várias caçadeiras usadas na captura da enguia, João Ganhão venceu o concurso de fotografia “Olhares – Gentes, Sabores e Tradições”, organizado pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Esta é já a segunda vitória do autor em concursos organizados pela CMSC, já depois de ter vencido, em 2015, a prova fotográfica “Simplesmente… Santiago do Cacém”. “O que mais me marcou no município de Santiago do Cacém foi, e continua a ser, a combinação perfeita entre as paisagens, tranquilidade e sabores das planícies e costa alentejana”, sublinha João Ganhão.

 O 2.º lugar do concurso foi para Sérgio Santiago, com uma imagem alusiva ao Banho de São Romão, na Costa de Santo André; e o 3.º lugar sorriu a Nuno Mateus, como uma foto da Oficina do Sr. Costa, sapateiro em Santiago do Cacém. A qualidade das fotos apresentadas pelos três primeiros classificados fez com que o júri decidisse atribuir, a cada um, Menções Honrosas, num total de seis fotos distinguidas, que serão expostas na Feira do Monte 2017, que se realizará entre os dias 1 e 3 de setembro, no Parque de Feiras e Exposições, em Santiago do Cacém.

 A receção dos trabalhos decorreu até ao dia 15 de julho e as fotos chegaram não só de Portugal, como também da vizinha Espanha. O concurso, no âmbito das comemorações do Dia do Município, tem como objetivo principal destacar o potencial do turismo no Município de Santiago do Cacém, levando-o a ser vivido quer pelos visitantes, quer pelos munícipes; pretendia-se que cada trabalho fotográfico original revelasse um olhar único e original sobre as tradições existentes e a descoberta e divulgação da riqueza tradicional, cultural, gastronómica e humana do Concelho.

 O júri, constituído pela Vice-Presidente da Câmara Municipal, Margarida Santos, por Paulo Chaves, funcionário da Divisão de Comunicação e Imagem, e Joaquim Pinheiro, chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico e Turismo da CMSC, avaliou os trabalhos tendo em conta os critérios de originalidade, adequação à mensagem que se pretendia transmitir, criatividade e qualidade das fotografias, bem como as suas características técnicas.

 

Deixar uma resposta

Share This