Santiago do Cacém: Médicos do Hospital de Santa Maria vão começar a fazer serviço no Hospital do Litoral Alentejano

1

O Hospital do Litoral Alentejano vai receber médicos provenientes do Hospital de Santa Maria, para colmatar as carências existentes e resulta do protocolo de colaboração estabelecido na quinta-feira, entre a Unidade Local de Saúde do Alentejo Litoral e o Centro Hospitalar de Lisboa Norte do qual faz parte o Hospital de Santa Maria.

A especialidade de Imuno-hemoterapia é a primeira a ser beneficiada pelo acordo, que em breve se estende a outras especialidades médicas, entre as quais a Psiquiatria.

De acordo com o presidente da ULSLA, Jorge Sanches, “este era o caso mais premente” a atender, uma vez que o único especialista de Imuno-hemoterapia do hospital local, Carlos Aldeia, passou a acumular, recentemente, a função de médico com a de director clínico dos cuidados de saúde hospitalares da instituição.

“A lógica é que eles possam, através de uma mobilidade parcial, ocupar uma parte da sua semana aqui”, explicou o presidente da ULSLA, que iniciou funções há cerca de um mês.

Para o responsável, este é um “bom modelo”, que poderá permitir a fixação de novos médicos nos serviços de saúde da costa alentejana.

Para José Robalo, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, o memorando de entendimento pode “fazer a diferença” para ultrapassar as carências de profissionais de saúde existentes na ULSLA, uma vez que as vagas que têm sido abertas nos concursos de colocação “ficam por ocupar”.

Prestar no HLA um serviço “com a dignidade a que as pessoas têm direito” e evitar que os doentes “tenham de se deslocar” para receber assistência médica, bem como atribuir médico de família a todos os utentes, são os objectivos da ARS enunciados por José Robalo. JB com Lusa

Discussão1 comentário

  1. E a melhor altura do ano para se fazer a requalificacao das praias e justamente o início da época balnear. Bom para residentes e melhor ainda para o turismo.

Deixar uma resposta

Share This