Santiago do Cacém: Obra de requalificação da Costa de Santo André é inaugurada neste sábado

0

A Sociedade Polis Litoral Sudoeste anunciou a conclusão da requalificação da praia da Costa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, num investimento de pouco mais de um milhão de euros.

A intervenção nesta zona balnear, segundo a sociedade promotora dos trabalhos, teve como objetivo “assegurar a resiliência e a estabilidade biofísica” da faixa costeira e “minimizar as situações de risco, há muito identificadas”.

A empreitada, realizada pela Sociedade Polis Litoral Sudoeste em parceria com a câmara municipal, foi apoiada pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT) 2007-2013 e cofinanciada em 85% pelo Fundo de Coesão. A requalificação, que vai ser inaugurada oficialmente no sábado, foi hoje considerada como “fundamental” pela Sociedade Polis, atendendo à “tendência erosiva e regressiva” de “toda a costa portuguesa” que implica “um risco concreto de perda de território”.

As obras envolveram a reconstrução e consolidação da morfologia dunar, com técnicas de regeneração naturais, como paliçadas, estruturas em ramos de salgueiro, e a plantação de espécies dunares nativas, abrangendo uma área aproximada de 55 mil metros quadrados (o equivalente a cerca de seis campos de futebol).

Foram também plantadas cerca de 19.200 plantas de espécies dunares autóctones e procedeu-se à remoção manual de espécies invasoras, como a acácia e o chorão, em toda a área de intervenção, entre outras medidas. Ordenamento e reconversão de caminhos, restrição à circulação automóvel, criação de estacionamentos afastados do sistema dunar e novos acessos em material reciclado foram algumas das medidas implementadas, estando ainda prevista, até à próxima época balnear, a colocação de painéis com informação ambiental.

Deixar uma resposta

Share This