Santiago do Cacém: “Pão e circo em Miróbriga” animou Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

0

O Centro Interpretativo de Miróbriga, em Santiago do Cacém, recebeu, no dia 14 de abril, a conferência “Pão e circo em Miróbriga”, a cargo do Professor Jorge de Alarcão, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano dedicado ao tema “Desporto, um património comum”.

O hipódromo romano de Miróbriga – o mais antigo equipamento desportivo e o único hipódromo de planta conhecido em Portugal – foi o mote para uma conferência interessante, bem-humorada e cheia de detalhes sobre os romanos e a sua vida naquela época.

O Professor Doutor Jorge de Alarcão, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutor honoris causa pelas universidades de Bordéus e Santiago de Compostela, é um dos maiores e mais conceituados investigadores portugueses sobre o domínio romano em Portugal. É autor de diversas obras e artigos científicos, muitas delas conhecidas do grande público

A conferência contou com a participação da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Norberto Barradas, e da Presidente da Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, Maria Magalhães Ramalho.

A iniciativa foi promovida pela Direção Regional de Cultura do Alentejo e pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com a colaboração de diversas entidades e associações.

Deixar uma resposta

Share This