Santiago do Cacém: Santiago é palco de experiência-piloto do Laboratório de Arquitetura e Património

0

A 13 e 14 de janeiro, realiza-se, em Santiago do Cacém, o I Laboratório de Arquitetura e Património, uma iniciativa do Centro UNESCO, em parceria com o Atelier Bugio, o Município de Santiago do Cacém e o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, a que se associam a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, e a Liga dos Amigos do Sítio Arqueológico de Miróbriga.

Esta ação assume um caráter eminentemente prático, transversal e aberto à interação entre o meio académico e a população local, que corresponde à metodologia que o Centro UNESCO visa difundir. Trata-se da abordagem de um aglomerado urbano, através de oito monumentos-chave, desde a época romana à criação contemporânea, de modo a permitir uma leitura, também ela dinâmica, do território e das suas “linhas de força”.

Sob o mote “Passado Atual e Presente Futuro”, visitas, conferências, projeções de filmes e debates ocupam os dois dias de trabalho no terreno, distribuídos entre uma study trip e um “conclave” que terminam com um “plenário”, onde os convidados apresentarão as suas impressões sobre o que viram e ouviram. A ideia é de trazer novos olhares que ajudem a entender o génio da arquitetura local, os seus materiais e as suas técnicas, mas também o futuro dos monumentos e das respetivas envolventes e, olhando mais além, o próprio rumo do urbanismo num espaço complexo, onde se cruzam correntes diversas.

Deixar uma resposta

Share This