Santiago do Cacém: “Um país inteiro” em Santiago do Cacém no Campeonato Nacional de Ornitologia

0

“Tivemos um país inteiro aqui, desde o Algarve até Vila Real”. Artur Cardoso, Presidente da Direção do Clube Ornitológico do Litoral Alentejano (COLA), faz um balanço “muito, muito positivo” do Campeonato Nacional de Ornitologia, que teve lugar nos Pavilhões de Feiras e Exposições, em Santiago do Cacém, entre os dias 15 e 18 de dezembro.

“Foi um sucesso, dito por toda a gente da ornitologia e pelo próprio público”, congratula-se Artur Cardoso. “O pavilhão, a exposição e decoração estava impecável”, sublinha o responsável, que agradece “aos colaboradores do COLA e aos clubes de Setúbal e de Beja, bem como à CMSC, na pessoa do presidente Álvaro Beijinha”, deixando também uma palavra de agradecimento “a todos os trabalhadores da Câmara”.

A adesão do público foi uma das boas surpresas registadas pela organização. “Um Campeonato Nacional destes traz sempre muita gente de fora, mas, neste particular, superou-nos um pouco as expectativas, porque Santiago está um pouco afastado do mundo da ornitologia. Tivemos um país inteiro aqui, desde o Algarve até Vila Real. Aliás, o próprio Presidente da CMSC pôde constatar isso, pois esteve lá praticamente todos os dias, falou com os expositores, com as pessoas dos stands e com o público”. No que diz respeito aos visitantes locais, Artur Cardoso sabia, de antemão, que “as pessoas não estavam muito vocacionadas para o tema, porque foi a primeira vez que houve um evento destes aqui e a ornitologia, para muitas pessoas, é ainda desconhecida”. Contudo, também neste domínio, o Presidente da Direção do COLA mostra-se satisfeito, pois viu “muita gente do concelho a visitar o Campeonato Nacional, o que para nós é bastante gratificante”.

A organização do certame, esteve a cargo do COLA e dos clubes ornitológicos de Setúbal e Beja, sob a égide da Federação Portuguesa de Ornitologia. Um total de 4250 aves, 371 criadores/expositores e 42 stands foram os impressionantes números do Campeonato Nacional de Ornitologia, já na sua 70.ª edição.

Deixar uma resposta

Share This