Santiago do Cacém: União entre autarquias, empresas e cidadãos assegura nadadores-salvadores na Praia do Porto das Carretas

0

A Praia do Porto das Carretas, popularmente apelidada de “Vacaria”, em Santo André, está desde o dia 1 de agosto e até ao final da época balnear (15 de setembro) vigiada por dois nadadores-salvadores da Resgate – Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano.

Tal situação deve-se ao esforço conjunto entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, a Junta de Freguesia de Santo André, várias empresas locais e cidadãos que se uniram numa recolha de fundos que possibilitasse a permanência dos dois nadadores-salvadores na praia ao longo do próximo mês e meio.

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém assegura um total de 3500 euros para o efeito, que corresponde a mais de metade do valor a pagar aos nadadores-salvadores, numa iniciativa que nasceu de cidadãos da freguesia e que foi de imediato acarinhada por autarquias, empresas e muitos populares, criando assim condições de segurança reforçadas numa praia desde sempre bastante frequentada durante a época balnear e onde, inclusive, já se verificaram algumas ocorrências ao longo dos anos.

O Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Sado-Sines não prevê o Porto das Carretas como praia balnear, situação que a CMSC tem tentado reverter e que espera ver consumada aquando da revisão do documento, para que a praia e os banhistas possam beneficiar não só das instalações de apoio como também de todas as condições de segurança.

Recorde-se que a Câmara Municipal, mesmo não sendo da sua competência, nunca deixou de apostar na segurança das duas praias classificadas como “balneares” no Concelho, tendo substituído por várias vezes, ao longo destes anos, a obrigação dos concessionários no pagamento aos nadadores-salvadores (situação que, aliás, se verifica atualmente na Fonte do Cortiço).

Da mesma forma, no caso da praia do Porto das Carretas, a Câmara Municipal também não poderia ficar de fora de um esforço conjunto, que nasceu da população, em prol da segurança dos banhistas.

A praia do Porto das Carretas situa-se entre as duas praias com Bandeira Azul do Município de Santiago do Cacém (Fonte do Cortiço e Costa de Santo André), sendo uma praia recatada e ainda em estado natural. Faz também parte da zona protegida das Lagoas de Santo André e da Sancha e as suas características naturais assemelham-se à praia da Fonte do Cortiço.

Dali partem vários percursos pedonais pelas dunas, que levam a locais de interesse natural e ecológico. O areal é extenso e acessível através de um longo e já carismático passadiço de madeira, que atravessa as dunas. A praia do Porto das Carretas foi classificada como Praia Dourada em 1998, distinção várias vezes repetida ao longo dos anos.

 

 

 

 

Deixar uma resposta

Share This