Santiago do Cacém: Vicente Alves do Ó apresentou o filme “Al Berto” no Auditório Municipal António Chainho

0

O realizador sineense Vicente Alves do Ó (“Quinze Pontos na Alma”, “Florbela” e “O Amor é Lindo… Porque sim!”) apresentou, no dia 21 de outubro, no Auditório Municipal António Chainho, o seu mais recente trabalho “Al Berto”.

Na apresentação deste seu novo trabalho, Vicente Alves do Ó agradeceu o convite à Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que esteve representada na sessão pela Vereadora Margarida Santos, e sentiu uma grande satisfação por estar novamente no Auditório Municipal de Santiago do Cacém, desta vez,  para apresentar o seu novo filme “Al Berto”, criado através da relação próxima do realizador com os seus protagonistas, “a minha relação com a poesia e com os poetas nasce com Al Berto. Foi com ele que trabalhei no Centro Cultural Emmerico Nunes. A grande história de amor entre o Al Berto e o meu irmão João Maria foi o ponto de partida para este filme. Ambos desenhavam, escreviam, completavam-se, amavam-se e viviam juntos com um grupo de amigos numa das casas da família Pidwell que era conhecido em Sines pelo ‘O Palácio’. Além do meu próprio conhecimento da história, tudo começou  com o espólio ainda inédito deixado pelo meu irmão João Maria: poemas, textos, contos, um diário de quase vinte anos, materiais inéditos do Al Berto, um registo fotográfico imenso, correspondência – coisas que ele manteve fechadas e às quais ninguém teve acesso até agora. Contei também com o testemunho das pessoas que viveram este período extraordinário, que ajudaram a construir o projeto e as personagens, gente que ficará sempre ligada ao filme.”

A maioria das cenas do filme foram rodadas em Sines e centra-se no período entre 1975 e 1976 quando Alberto Pidwell Tavares regressa a Portugal, após uma estadia em Bruxelas onde estudou Belas Artes. Instala-se no palácio da família, em Sines, abre uma livraria e cria um grupo de amigos que juntos transpiram juventude, excentricidade e sonhos de mudança. É nesta vila alentejana que encontra João Maria e ambos apaixonam-se, mas a gente da terra não estava preparada para tanta liberdade.

Deixar uma resposta

Share This