Serpa: Mais de uma centena de expositores na Feira do Queijo do Alentejo em Serpa

0

A Feira do Queijo do Alentejo deste ano começa nesta sexta-feira, em Serpa, no distrito de Beja, com mais de 100 expositores para promover o produto “mais emblemático” do concelho.

O “famoso” queijo de Serpa vai ser o “rei” da feira, promovida pelo município e que vai decorrer até domingo no Pavilhão de Feiras e Exposições da cidade e em novos espaços adjacentes, devido à necessidade de reorganização do certame para albergar com “qualidade a dinâmica” que “tem vindo a alcançar” nos panoramas regional e nacional.

Segundo divulgou hoje a Câmara de Serpa, a 15.ª edição da feira vai contar com “mais de 100 expositores”, dos quais cerca de 50 são de produtores de queijos, sendo os restantes dedicados a outros produtos tradicionais do concelho e do Alentejo, como enchidos, mel, vinho, azeite, pão, doces regionais e conventuais e artesanato.

Na feira, além do queijo de Serpa, certificado pela Denominação de Origem Protegida, os visitantes vão poder provar e comprar outros queijos “de renome” do Alentejo e de outras regiões do país e de Espanha, e “deliciar-se” com gastronomia alentejana nas tasquinhas.

Ateliers de queijo, demonstrações equestres, de cozinha e de como se tosquia ovelhas, animações circulantes, o passeio de BTT “Rota do Queijo”, um colóquio sobre possibilidades de financiamento empresarial no âmbito do novo quadro de apoios comunitários e a apresentação pública da Associação de Produtores do Concelho de Serpa são outras ofertas da feira.

O evento também vai incluir três concursos, um para escolher os melhores queijos do certame deste ano, um de ovinos de raça Ile de France e outro de cães de raça rafeiro do Alentejo.

A “banda sonora” é composta pelas tradicionais sessões de cante alentejano, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, em cada uma das tardes dos três dias da feira.

Trata-se das sessões do tradicional Encontro de Corais Alentejanos, que vão incluir desfiles pelo recinto e atuações no Espaço das Tasquinhas de 16 grupos do concelho de Serpa.

Além do encontro de corais, a “banda sonora” da feira inclui os concertos das bandas Classe Operária, na sexta-feira, Sonido Andaluz, no sábado, a partir das 22:00, e Lado Lunar – Tributo a Rui Veloso, no domingo, às 21:30, no Espaço das Tasquinhas

Deixar uma resposta

Share This