Sessão solene apresenta as comemorações dos 800 Anos do Município de Alcácer do Sal

0

A sessão solene de apresentação das comemorações dos 800 Anos do Município de Alcácer do Sal realiza-se no dia 13 de abril (sexta-feira), no auditório municipal da cidade.

Agendada para as 21h, a iniciativa terá a apresentação das solenidades a cargo do diretor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Silvestre Lacerda, da investigadora Maria Teresa Lopes Pereira, da arqueóloga da autarquia Marisol Ferreira e do vice-presidente da Câmara Municipal, Manuel Vítor de Jesus.

O evento vai ter ainda a participação musical do Ensemble Carmin’Antiqua, um grupo constituído em 2002 com o principal objetivo de interpretar e divulgar o repertório Medieval e Renascentista.

Alcácer do Sal foi conquistada pela primeira vez pelos portugueses em 1160. Em 1191 foi recuperada por Ya´qub al-Mansur, na derradeira presença islâmica que durou até 1217, altura em que foi retomada pelos portugueses, auxiliados por tropas da V Cruzada. Alcácer recebeu Foral em 1218 e o rei D. Afonso II confiou novamente a sua posse à Ordem de Santiago, que a transformou em sua sede até 1482, ano em que transitou definitivamente para Palmela.

O Município de Alcácer do Sal celebra assim, em 2018, 800 anos de existência. Para assinalar a efeméride, estão agendadas diversas iniciativas que irão decorrer ao longo do ano, tais como apresentações teatrais, concertos, exposições, tertúlias e palestras.

Deixar uma resposta

Share This