Sines: ALA organiza a conferência “Transição Justa para uma Economia Verde – O Futuro do Trabalho em Sines”

0

O Movimento Alentejo Litoral pelo Ambiente organiza no próximo sábado, dia 27 de janeiro, a conferência “Transição Justa para uma Economia Verde – O Futuro do Trabalho em Sines”.

A iniciativa aberta à participação de toda a população, tem inicio às 15 horas e decorre no Salão Nobre da Câmara Municipal de Sines.

Em Sines está localizado um dos maiores e mais importantes polos industriais e portuários do país. Contudo, embora o Porto de Sines possa constituir uma alternativa viável à economia do concelho e da região, o ALA considera que “grande parte da sua base produtiva está ainda ligada à produção de energia fóssil – petróleo, carvão e gás”.

Tendo em conta os compromissos nacionais consagrados no acordo de Paris a propósito das alterações climáticas com origem no excesso de emissões de gases com efeito de estufa, e da sustentabilidade do planeta, o ALA considera que “é urgente repensar o modelo de desenvolvimento do concelho e preparar a sua transição para uma economia verde”.

Segundo fonte do Movimento Alentejo Litoral pelo Ambiente, esse processo de transição e a procura de soluções deverá ser um “projeto coletivo e participado, pois o encerramento de algumas unidades industriais ligadas à energia fóssil poderá, se tal não for devidamente planeado, provocar elevados níveis de desemprego no concelho e na região”.

O Movimento Alentejo Litoral pelo Ambiente, espera que conferência seja uma oportunidade para que todos possam dar o seu contributo para “um futuro coletivo mais sustentável”.

Os temas em debate são o “Futuro do Trabalho” com Manuel Carvalho da Silva, coordenador do CES em Lisboa e do Observatório sobre Crises e Alternativas.

Américo Monteiro, responsável do Departamento para o Desenvolvimento Sustentável da CGTP-IN vai destacar a transição justa para uma economia verde/porque os sindicatos se devem interessar pelas questões do ambiente e do clima?

O encerramento da Central Termoelétrica a Carvão (Sines) “perspetivas e soluções” é o tema escolhido pelo sindicalista Félix Costa.

João Camargo, Investigador em Alterações Climáticas, vai apresentar a Campanha “Empregos para o Clima”.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This