Sines assinala Dia do Município com concertos, exposições e teatro

0

Um concerto com Teresa Salgueiro, visitas ao navio-patrulha oceânico NRP Sines, exposições, teatro e uma jornada de reflexão compõem, esta semana, o programa comemorativo do Dia do Município de Sines.

Segundo a autarquia, a cantora Teresa Salgueiro, que “é uma imagem emblemática de Portugal no mundo”, apresenta-se em concerto, no sábado, no Pavilhão Multiusos da cidade, às 21:30, com entrada gratuita.

As comemorações do Dia do Município, que assinala no próximo sábado 656 anos de existência, abrem nesta sexta-feira, com visitas das escolas do concelho ao navio-patrulha oceânico NRP Sines que se prolongam, durante o fim de semana, para o público em geral, numa parceria entre a Marinha Portuguesa, APORVELA, administração portuária e Câmara de Sines.

Também na sexta-feira, o Centro de Artes de Sines (CAS) acolhe, entre as 10:30 e as 12:30, uma jornada de reflexão sobre o tema ‘Ser Siniense’, no âmbito das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, onde vai ser discutida a identidade do concelho, tendo como parceiros escritores, artistas e criativos locais.

Às 15:30, na sede da Associação Arte Velha, é inaugurada uma exposição intitulada “O nosso passado no trabalho artesanal e a nossa crença na religião católica”.

O primeiro dia das comemorações termina com duas propostas: uma noite de dança, a partir das 21:30, promovida pela Associação Recreativa de Dança Sineense, no Salão do Povo, em Sines, e a exibição do filme ‘Mar de Sines’, à mesma hora, na igreja da aldeia de Porto Covo.

Um dos pontos altos das comemorações do Dia do Município, criado em 1362 pelo rei D. Pedro I, acontece no sábado no edifício dos Paços do Concelho, às 10:00, com o hastear de bandeiras, seguindo-se, às 11:00, uma sessão solene da Assembleia Municipal de Sines.

Segundo o município, no intervalo das cerimónias protocolares, às 10:15, está prevista a inauguração de uma exposição fotográfica sobre os presidentes das juntas de freguesia de Sines ao longo da história.

Ainda no sábado, às 16:00, no Centro de Artes de Sines, é inaugurada a exposição ‘No Time to Run’, da autoria do pintor D’Assis Cordeiro, e, às 16:30, a Escola das Artes do Alentejo Litoral junta as suas orquestras em concerto, no Largo Poeta Bocage.

Uma Feira de São Martinho, provas de natação na Piscina Municipal Carlos Manafaia e uma formação em Suporte Básico de Vida, promovida pela associação de nadadores salvadores do Litoral Alentejano (Resgate), são outras das atividades previstas para o Dia do Município.

As comemorações encerram no dia 28 deste mês, no Centro de Artes de Sines, com duas sessões da peça de teatro “Auto da Índia”, de Gil Vicente, para os alunos da Escola Poeta Al Berto e público em geral, pela companhia GATO SA.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This