Sines: Bombeiros com uma equipa ECIN na fase “Charlie” de combate a incêndios

0

Começa nesta quarta-feira, dia 1 de julho, a fase “Charlie” de combate a incêndios florestais, os Bombeiros Voluntários de Sines participam com uma equipa de cinco elementos.

Depois de uma reunião realizada ontem, dia 29 de junho, entre a Direção e Comando da Associação dos Bombeiros Voluntários de Sines foi decido aderir ao dispositivo com uma equipa de cinco operacionais.

A Equipa de Combate a Incêndios está sediada no respectivo quartel em permanência, ou seja, 24 horas por dia, e é composta por cinco elementos, um chefe de equipa e quatro bombeiros.

O ECIN tem por missão o combate a incêndios florestais quer dentro da área de actuação do respectivo corpo de bombeiros, quer fora deste por requisição do Comando Distrital de Operações e Socorro.

Durante a fase “Charlie” de combate a incêndios florestais, que decorre até 30 de setembro, vão estar operacionais 2.234 equipas, 2.050 veículos, 9.721 operacionais, estando previsto 49 meios aéreos.

O último relatório provisório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) indica que a área ardida e o número de fogos mais do que duplicaram este ano em relação a 2014.

Segundo o ICNF, registaram-se, entre 1 de janeiro e 15 de junho, 6.113 ocorrências de fogo, mais 3.578 do que no mesmo período de 2014.

O relatório adianta que os 6.113 incêndios resultaram em 14.971 hectares de área ardida, mais 9.446 do que no mesmo período de 2014, quando as chamas consumiram 5.525 hectares.

As dez associações de bombeiros existentes no Litoral Alentejano contam com cerca de 60 operacionais nas equipas de ECIN e ELAC.

Deixar uma resposta

Share This