Sines: Câmara Municipal já iniciou a recuperação e musealização das fábricas romanas

0

A Câmara Municipal de Sines iniciou a empreitada de recuperação e musealização das fábricas romanas do Largo João de Deus, a nascente do Castelo de Sines.

O principal objetivo da obra é salvaguardar o interesse histórico e cultural destas fábricas de preparados piscícolas da Época Romana (século I), cuja estrutura vai ser recuperada.

Para fazer chegar as fábricas romanas a um público mais alargado, a autarquia vai também musealizar o sítio, com uma solução arquitetónica que recria a volumetria da estrutura original e evoca os recursos marinhos que ali eram preparados.

As fábricas romanas do Largo João de Deus foram descobertas em 1990 e escavadas em duas campanhas, nos anos seguintes. Devido à sua rápida degradação ao ficarem expostas, foram novamente enterradas com o acordo da tutela até que se conseguisse financiamento para um projeto maduramente desenvolvido, o que agora aconteceu.

A recuperação e musealização das fábricas romanas é um investimento de 170 mil euros, cofinanciado em 85% com fundos FEDER / União Europeia, no âmbito do programa operacional Alentejo 2020 do Portugal 2020. À autarquia cabe garantir a participação nacional, no montante de 25 500 euros.

Deixar uma resposta

Share This