Sines: Câmara Municipal toma posição contra a prospeção e exploração de hidrocarbonetos

0

A Câmara Municipal de Sines, aprovou no dia 21 de março por unanimidade, uma posição contra a prospeção e exploração de hidrocarbonetos na Bacia do Alentejo.

Na posição aprovada, a Câmara Municipal de Sines refere que, “embora consciente de que as necessidades do país ainda dependem em demasia dos combustíveis fósseis, não pode ignorar os riscos associados a esta atividade”.

Para o órgão executivo do município, “se é verdade que o concelho de Sines é predominantemente industrial, tendo um papel fundamental no desenvolvimento económico da região e do país, não menos verdade é que existe um conjunto de outras atividades fundamentais para a região, como sejam a pesca e o turismo”.

A Câmara considera também “que o concelho de Sines tem pago um preço demasiado elevado em termos ambientais e cuja resolução deverá ser assumida, no curto prazo, pelas entidades competentes”.

Face a tudo isto, a Câmara Municipal de Sines considera que “o processo de prospeção e exploração deverá ser suspenso, uma vez que não estão garantidas as condições para a salvaguarda dos valores ambientais, sociais e económicos com implicação na criação de riqueza e emprego para a região”.

Deixar uma resposta

Share This