Sines: Carnaval de Sines comemora em 2016 os seus 90 anos

0

O Carnaval de Sines assinala 90 anos de vida em 2016. Embora as atividades se tenham iniciado em janeiro, o núcleo do programa acontece entre 5 e 10 de fevereiro. Alguns dos pontos fortes desta edição são as homenagens aos Descobrimentos e a Vasco da Gama nos desfiles carnavalescos a realizar na Avenida General Humberto Delgado, o regresso dos bailes de Carnaval ao Pavilhão dos Desportos e os espetáculos pirotécnicos programados.

Sexta-feira, 5 de fevereiro, às 10h00, na Av. General Humberto Delgado, realiza-se a 25.ª edição do Carnaval dos Pequeninos, uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Sines em que estarão presentes mais de 2000 crianças do concelho num desfile com o tema “A Cidade dos Afetos”.

No sábado, 6 de fevereiro, o primeiro acontecimento em destaque é o programa de televisão “Aqui Portugal” (RTP), a transmitir em direto a partir do Castelo de Sines, entre as 14h00 e as 20h00. O Baile de Máscaras Sénior organizado pela Junta de Freguesia de Sines tem lugar às 15h00, no Salão do Povo. Às 21h30, começa a rota dos bares foliões na zona histórica, com a presença dos Skalabá Tuka. Às 23h30, tem início a Festa Pimba Chic, com DJs, o primeiro dos “bailes carnavalescos”, este ano de regresso ao Pavilhão dos Desportos.

Domingo, 7 de fevereiro, arranca às 10h00, com lançamento de foguetes e animação das ruas da cidade. O desfile carnavalesco na Avenida começa às 15h00, com chegada dos reis, discurso real, Parada dos Descobrimentos e recriação histórica de homenagem a Vasco da Gama. Os desfiles contam com a participação de grupos de samba, grupos foliões, carros alegóricos, carros foliões, grupos musicais, acrobatas, gigantones e cabeçudos. Neste dia, ainda a destacar mais uma rota dos bares foliões (às 19h00), um espetáculo pirotécnico na Alameda da Paz (às 22h00) e a Festa dos Palhaços no Pavilhão dos Desportos (às 22h30).

Segunda-feira, 8 de fevereiro, tem início com o baile de máscaras da Santa Casa da Misericórdia, às 14h30. Meia hora depois, às 15h00, no Estádio Municipal, é recuperada a tradição do futebol trapalhão, com as equipas Sempre em Festa e Ferro&Fogo. O desfile carnavalesco na Avenida General Humberto Delgado, às 21h00, será uma noite mágica, com parada luminosa, que procurará fazer jus às tradições do melhor Carnaval noturno do país. Às 23h00, realiza-se um espetáculo piromusical e, às 00h30, os foliões rumam ao Pavilhão dos Desportos, para o Baile Trapalhão.

Terça-feira, 9 de fevereiro, dia de Carnaval, tem o seu ponto forte em mais um desfile carnavalesco no “sambódromo” de Sines, a Avenida General Humberto Delgado, a partir das 15h00. A não perder também, às 22h30, no Pavilhão dos Desportos, o Baile das Rainhas, com homenagem às rainhas do Carnaval, entrega de prémios aos participantes do Carnaval de Sines 2016 e baile carnavalesco com a banda Pack7.

Finalmente, para o dia 10 de fevereiro, quarta-feira, está programado o Enterro do Entrudo – no Largo Poeta Bocage, a partir das 22h00 – e um espetáculo pirotécnico, no Castelo de Sines, a partir das 00h00, que encerra esta edição do Carnaval.

Ao longo dos vários dias do Carnaval, há divertimentos para todas as idades no Jardim das Descobertas e animação regular a cargo dos grupos musicais Skalabá Tuka, Gaiteiros Vasco da Gama e Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense.

O Carnaval de Sines é uma organização da Siga a Festa – Associação de Carnaval e conta com uma parceria da Câmara Municipal de Sines.

Deixar uma resposta

Share This