Sines: Castelo de Sines recebe esta noite a antestreia do filme “Al Berto”, de Vicente Alves do Ó

0

O Castelo de Sines recebe nesta noite de sábado, dia 9 de setembro, às 21h30, a antestreia do filme “Al Berto”, de Vicente Alves do Ó.

Repleto da energia dos anos 70 e inspirado em factos reais, “Al Berto” surge no ano do 20.º aniversário da morte do poeta.
O filme está situado temporalmente no verão de 1975, que marcou o regresso de Al Berto, interpretado pelo ator Ricardo Teixeira, a Portugal, e também o momento em que trocou a pintura pela escrita.

Em Sines, o ambiente de tensão política, social e cultural que se seguiu à Revolução dos Cravos era ainda palpável. Foi neste período que Al Berto criou a sua própria editora e livraria, à qual deu o nome de “Tanto Mar”. Foi, também, a altura em que viveu uma intensa história de amor.

Al Berto (1948-1997) imortalizou a imagem do poeta rockstar que bebeu inspiração na música, na Beat Generation e nas suas viagens.

Passados vinte anos da sua morte, Al Berto continua a ser um poeta contemporâneo. Há quem o veja como um poeta quase marginalizado, enquanto outros não hesitam em descrevê-lo como um dos maiores vultos da poesia portuguesa do século XX.
A rebeldia que lhe era característica ainda está presente nos dias de hoje. Apesar da obra de Al Berto não constar no Plano Nacional de Leitura, alguns professores ousam apresentá-la aos alunos.

“Al Berto” foi produzido pela Ukbar Filmes com o apoio do ICA, da RTP e da Câmara Municipal de Sines.
A entrada para a sessão da antestreia no Castelo é gratuita e não necessita de reserva de bilhete.

A classificação etária é para maiores de 16 anos. O filme tem a duração de 107 minutos.

Deixar uma resposta

Share This