Sines: Ecoslops constrói refinaria idêntica à de Sines em França

0

A Ecoslops, instalada em Sines, assinou um memorando com a empresa francesa Total, tendo em vista a construção de uma unidade idêntica à nacional em França.

A refinaria de regeneração de resíduos de hidrocarbonetos, que produz combustível e betume a partir de resíduos petrolíferos navais, prevê que até ao fim de 2017 seja tomada a decisão final sobre a criação da nova unidade da empresa num local da Total, em Marselha. Por enquanto decorre a fase de “projeto de engenharia para a construção”, afirma o diretor executivo da empresa de Sines, Pedro Simões.

A Ecoslops tem um modelo de produção único no mundo, que permite aproveitar os resíduos petrolíferos acumulados e incinerados dos navios, dando-lhes uma nova utilização, resultando em novos produtos, como combustível e betume. A empresa pretende exportar este modelo para outros países, como o norte da Europa, a Roménia, a Costa do Marfim ou Omã.

“Em Antuérpia [na Bélgica]está a ser feito um estudo de viabilidade muito sério e há mais estudos de viabilidade a serem feitos no porto de Constança, na Roménia, na Costa do Marfim e em Omã”, conta Pedro Simões.

Em Portugal a refinadora, inaugurada em junho deste ano, já produziu “cerca de 18 mil toneladas” de combustível e de betume, tendo como objetivo atingir as “20 mil toneladas” até ao final deste ano.

Deixar uma resposta

Share This