Sines: EDP apoia projeto do município sobre comissões de moradores

0

Entre 105 candidaturas apresentadas, o projeto da Câmara Municipal de Sines sobre as comissões dos moradores do concelho é um dos nove que vai ser apoiado pela EDP Produção na edição 2016-2018 do seu Programa Tradições.

A cerimónia de formalização do apoio foi realizada no dia 6 de dezembro, no Peso da Régua, e teve a presença do vice-presidente da Câmara, Fernando Ramos.

No pós-25 de Abril, quando o Estado ainda se procurava organizar e as autarquias tinham poucos meios para realizar o seu trabalho, o movimento popular das comissões de moradores foi fundamental para unir as populações e melhorar as suas condições de vida.

Foi também nestas comissões que se manteve viva a tradição lúdica e oral da poesia popular, mastros dos santos populares, bailes, oferendas, biscoitos de promessa, sorteios de géneros e jogos tradicionais.

Reconhecendo o contributo que estes obreiros anónimos deram à comunidade, a Câmara Municipal de Sines vai homenagear as comissões de moradores do concelho com um filme na linha do que fez com a comunidade piscatória, a estrear em 2017.

Além do filme, será editado um livro sobre a história social do concelho, em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e serão realizadas atividades com os públicos escolares.

O projeto, designado “Comissões de Moradores no concelho de Sines: da tradição à modernidade”, é coordenado pelo Arquivo Municipal de Sines e envolve a equipa que produziu e realizou o filme “Mar de Sines”.

Esta é a segunda vez que Sines tem projetos apoiados pelo Programa Tradições da EDP Produção. Em 2015, foi aprovado o apoio ao projeto “Memórias da Praia de S. Torpes”, coordenado pelo Museu de Sines, e “Orquestras do Alentejo Litoral Revisitam o Canto”, da Escola das Artes do Alentejo Litoral.

O apoio da EDP para o projeto das comissões de moradores tem o montante de 17 mil euros.

 

Deixar uma resposta

Share This