Sines: Filme documentário sobre os pescadores de Sines estreia a 24 de abril

0

A Câmara Municipal de Sines estreia no dia 24 de abril, às 21h30, no Castelo de Sines, o filme documentário “Mar de Sines”, dedicado à comunidade piscatória do concelho.

Resultado de mais de 100 entrevistas e 250 horas de gravações, o documentário “Mar de Sines” é um projeto de cinema com a comunidade. Reúne os testemunhos de três gerações de pescadores que conhecem como poucos o mar do sudoeste português: o que o mar oferece e o que o mar reclama; o encanto do mar e a sua dura realidade.

O porto de pesca e os seus intervenientes preenchem o núcleo principal de “Mar de Sines”, mas o filme navega para outros territórios: encontra os últimos pescadores-cabaneiros de São Torpes; percorre a costa rochosa com os mariscadores; escuta as memórias dos pescadores do alto; mergulha nas profundezas do oceano.

O filme foi realizado por Diogo Vilhena, com produção e assistência de realização de António Campos e banda sonora original de Charlie Mancini, com a participação de músicos da região.

“Mar de Sines” é uma produção da Câmara Municipal de Sines. Representa um investimento de €41 413,32, cofinanciado em 75% pelo PROMAR – Programa Operacional Pesca 2007-2013 / Governo de Portugal – Ministério da Agricultura e do Mar / Fundo Europeu das Pescas / União Europeia. A ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejo é o parceiro gestor do GAC Além Tejo.

A estreia do filme “Mar de Sines” está integrada na Noite da Liberdade das comemorações do 25 de Abril em Sines, de que também fazem parte o concerto da artista Celina da Piedade e um espetáculo de fogo de artifício.

Deixar uma resposta

Share This