Sines: “Mar de Sines” viaja por festivais em Portugal e no mundo

0

O documentário “Mar de Sines” entrou no circuito de festivais de cinema documental em Portugal e no estrangeiro, ao ser selecionado para os festivais “Figueira Film Art”, “Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife”, “Heritage International Film Festival” e “Festival Internacional de Cinema Etnográfico”.

No Figueira Film Art, o “Mar de Sines” foi exibido a 2 de Setembro, no auditório do Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.

Entre 13 e 16 de setembro, o “Mar de Sines” atravessa o atlântico e chega ao Brasil para ser exibido na 7.ª edição do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife – FIFER.

A 30 de setembro, o documentário é exibido em Évora, no Auditório Soror Mariana, às 21h30, no âmbito da 1.ª edição do Heritales: Heritage International Film Festival, por ocasião das comemorações dos 30 anos da classificação da cidade como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. A exibição conta também com sessão de comunicação sobre o documentário e debate.

Em outubro, o “Mar de Sines” navega por mares mais longínquos, ao participar no Festival Internacional de Cinema Etnográfico – CINANTROP, que decorre na Ásia e em Portugal.

Resultado de mais de 100 entrevistas e 250 horas de gravações, o documentário é um projeto de cinema com a comunidade. Reúne os testemunhos de três gerações de pescadores que são os protagonistas de uma pesca baseada nas artes tradicionais e no respeito pelos recursos.

O “Mar de Sines” foi realizado por Diogo Vilhena, com produção e assistência de realização de António Campos e banda sonora original de Charlie Mancini, com a participação de músicos da região.

“Mar de Sines” foi produzido pela Câmara Municipal de Sines. Representou um investimento de €41 413,32, cofinanciado em 75% pelo PROMAR – Programa Operacional Pesca 2007-2013 / Governo de Portugal – Ministério da Agricultura e do Mar / Fundo Europeu das Pescas / União Europeia. A ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejo foi o parceiro gestor do GAC Além Tejo.

 

 

 

 

 

 

Deixar uma resposta

Share This