Sines: Marinha deteta navio de pesca sem meios de salvamento a 30 milhas de Milfontes

0

O Navio Patrulha Oceânico (NPO) Figueira da Foz, durante uma ação de fiscalização marítima a cerca de 30 milhas a Oeste da costa de Vila Nova de Milfontes, detetou na tarde de ontem uma embarcação de pesca de palangre de superfície, com cerca de 20 metros de comprimento, que apresentava graves evidências de falta de segurança ao nível dos equipamentos coletivos de salvamento (jangadas salva-vidas), bem como inexistência do comprovativo de certificado de navegabilidade, devidamente atestado pela administração marítima competente.

​​Foi igualmente detetada a existência de três trabalhadores estrangeiros, presumivelmente de nacionalidade indonésia, que para além de estarem ilegais a bordo, não apresentavam contratos de trabalho.

Face à gravidade das infrações, e perante a constatação de risco para a segurança física da referida embarcação de pesca, foi tomada a decisão, em articulação com o Capitão do Porto de Sines, de a divergir para o porto mais próximo, por forma a ser entregue à Autoridade Marítima local. O NPO Figueira da Foz acompanhou a embarcação de pesca até à entrada do porto de Sines, tendo posteriormente a Polícia Marítima de Sines assumido a condução da operação.

Durante o decurso da ação de fiscalização marítima foi igualmente contactado o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras por forma a identificar os trabalhadores estrangeiros ilegais a bordo à chegada ao porto de Sines

Deixar uma resposta

Share This