Sines: Município de Sines comemora 654 anos no dia 24 de novembro

0

O município de Sines, fundado em 1362 pelo rei D. Pedro I, comemora 654 anos no dia 24 de novembro. O concerto de António Zambujo no Pavilhão Multiusos, o regresso da banda siniense Sátira e a exposição “Impressões Locais”, com obras de artistas de Sines, são três destaques da programação.

As comemorações iniciam-se este domingo, 20 de novembro, com a inauguração da exposição “Artesanato, instrumentos musicais e festa”, às 15h30, na sede da associação Arte Velha.

Segunda-feira, dia 21, abre a Feira do Livro da Escola Secundária Poeta Al Berto, que se prolonga até ao dia 29.

No dia 23, quarta-feira, às 21h00, a Santa Casa da Misericórdia de Sines organiza um concerto com o Coral Atlântico no salão social da instituição.

No dia 24, quinta-feira, Dia do Município, o centro das comemorações é o edifício dos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira, às 10h00, e a sessão solene da Assembleia Municipal, às 11h00.

Ainda no dia 24, no Centro de Artes de Sines, há três motivos de interesse: a exposição “Sines na Grande Guerra”, que assinala o centenário da entrada de Portugal na I Guerra Mundial, e a disponibilização das novas edições de dois livros fundamentais da bibliografia do concelho: “Ele”, de Cláudia de Campos, e “Breve Notícia de Sines”, de Francisco Luís Lopes.

No dia 25, sexta-feira, às 10h00, também no Centro de Artes, realiza-se mais uma edição do concurso “Historiões”, sobre a história de Sines, para alunos do 4.º ano do ensino básico.

Também no dia 25, às 21h30, o Pavilhão Multiusos de Sines recebe o concerto do artista António Zambujo, com entrada gratuita mediante levantamento de bilhete no Centro de Artes de Sines (limite de 2 bilhetes por pessoa). A organização é da Câmara Municipal de Sines, com o apoio da Escola das Artes do Alentejo Litoral.

Dia 26 de novembro, sábado, é um dia cheio de atividades integradas nas comemorações, com a figura de Cláudia de Campos em destaque: às 10h30, no Centro de Artes, o município faz a entrega a medalha de mérito municipal a duas descendentes da escritora, seguida de uma visita aos locais de Sines ligados à sua vida e obra (inscrições pelo email arquivo@mun-sines.pt).

No sábado, dia 26, cabem mais três iniciativas: uma desportiva, uma ligada às artes visuais e uma musical.

A iniciativa desportiva, intitulada “Alentejo+Ativo Mexe-te Connosco #SinesFit 2016”, é um dia de atividades ligadas ao fitness e ao bem-estar, a ter lugar no Pavilhão dos Desportos, no horário 10h00-23h00, com entrada gratuita.

Às 16h00, no Centro de Artes de Sines, inaugura a exposição “Impressões Locais”, exposição coletiva de artistas de Sines, com obras de pintores, escultores e fotógrafos que habitam o nosso território.

Finalmente, às 22h00 de dia 26, no Salão da Música, a banda siniense Sátira apresenta-se ao público depois de década e meia de ausência, um concerto de entrada livre organizado pela Sociedade Musical União Recreio e Sport Siniense.

Durante a semana das comemorações e até 15 de janeiro, convida-se também a população e visitantes a visitar o Centro Cultural Emmerico Nunes, onde estão patentes quatro exposições de artistas com ligações a Sines e à região, reunidos na 7.ª edição do projeto Valores do Sítio de Sines.

Deixar uma resposta

Share This