Sines: Município reforça aposta na educação ambiental

0

A Câmara Municipal de Sines tem vindo a reforçar a aposta na educação ambiental nos últimos anos, com iniciativas para as escolas coordenadas por técnicos da autarquia em colaboração com os docentes.

No ano letivo 2016/2017, disponibiliza um Programa de Educação Ambiental para os mais de 1000 alunos do pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Para os alunos do pré-escolar e/ou 1.º ciclo, o programa disponibiliza as atividades Hortas Verticais (outubro), Vermicompostagem (durante o ano escolar), Oceanos a Preservar (janeiro a maio de 2017), Recolha Seletiva de Resíduos (durante o ano escolar), visita à Ambilital (durante o ano escolar), Ecoescovinha (outubro a dezembro) e visualização de filme ambiental (outubro a dezembro).

Durante ano letivo, o PEA promove ainda as atividades Amigos de 4 patas (alunos do 1.º ano), Água: um bem precioso (alunos do 2.º ano), O Mar (alunos do 3.º ano), Visita ao Monte do Paio e Visita ao Fluviário de Mora (alunos de 4.º ano), Descobrir os Minerais (alunos do 5.º ano) e Visita à ZILS (alunos do 6.º ano).

O programa pretende segundo fonte da autarquia, “despertar as consciências dos mais jovens para a importância da preservação do meio ambiente e poupança dos nossos recursos”. O objetivo é “dotar alunos, professores e restante comunidade educativa de um conjunto de conhecimentos e ferramentas que lhes permita intervir diretamente na construção de uma sociedade e de um ambiente mais sustentáveis e perpetuar esses comportamentos nas gerações futuras”.

Deixar uma resposta

Share This