Sines: Música e documentário “Mar de Sines” nas comemorações do 25 de abril

0

O município de Sines e as coletividades do concelho comemoram os 42 anos da Revolução dos Cravos com um programa de atividades culturais, desportivas e protocolares a realizar entre 21 e 25 de abril.

O destaque das comemorações acontece no dia 24 de abril, com a Noite da Liberdade no Castelo de Sines, a partir das 21h30. A Noite da Liberdade, de entrada livre, é composta por três acontecimentos: estreia do filme “Mar de Sines”, concerto de Celina da Piedade e espetáculo de fogo de artifício.

Resultado de mais de 100 entrevistas e 250 horas de gravações, o documentário “Mar de Sines” é um projeto de cinema com a comunidade, uma homenagem aos pescadores deste concelho. O filme foi realizado por Diogo Vilhena, com produção e assistência de realização de António Campos e banda sonora original de Charlie Mancini. Foi um projeto cofinanciado por fundos PROMAR / Fundo Europeu das Pescas.

Celina da Piedade, uma das mais talentosas cantoras e acordeonistas da atualidade, apresenta em Sines temas dos seus discos “Em Casa” e “Cante das Ervas”, assim como alguns temas do novo disco, “Sol”. Elogiada pela crítica e aclamada pelo público, Celina da Piedade deu nas vistas ao tocar com alguns dos maiores nomes da “música do mundo”. Em Sines, a cantora e acordeonista será acompanhada por um alinhamento no feminino.

O programa das comemorações do 25 de Abril em Sines tem início na quinta-feira, 21 de abril, com a Sessão Escolar Solene, às 14h00, nos Paços do Concelho, onde crianças das turmas do 4.º ano apresentam as suas conclusões sobre temas como a saúde, a educação e a habitação perante os eleitos, numa sessão de Câmara especial.

No dia 22 de abril, sexta-feira, realiza-se uma caminhada noturna, com concentração no Pavilhão dos Desportos, às 21h00. As inscrições estão abertas até 21 de abril no Pavilhão dos Desportos, na Piscina Municipal Carlos Manafaia e através do email desporto@mun-sines.pt.

Os atos oficiais das comemorações decorrem no dia 25 de Abril: hastear da bandeira, às 10h00, no Paços do Concelho, e sessão solene da Assembleia Municipal comemorativa do 25 de Abril, às 11h00, na Sala de Sessões.

A Feira da Primavera decorre nos dias 23 e 24 de abril, com mercado tradicional e programa de animação, a partir das 10h00, no centro histórico e Castelo de Sines.

Deixar uma resposta

Share This