Sines ocupa a 88.ª posição no Top-100 de Terminais de Contentores

0

No ano em que a carga contentorizada assumiu, pela primeira vez, o lugar cimeiro no que diz respeito aos índices de movimentação no Porto de Sines, o ranking Top-100 de Terminais de Contentores da Alphaliner posiciona Sines na 88ª posição.

Com um total de 1,67M TEU movimentados em 2017, Sines subiu três posições em relação à classificação de 2016, mantendo também o 15º lugar a nível Europeu no mesmo segmento de carga. De lembrar que em 2017 o Terminal de Contentores de Sines registou uma variação homóloga de 10,3%, correspondendo a 42% do total movimentado em porto.

Pese embora o excelente resultado conseguido ao nível da carga contentorizada em 2017, o primeiro trimestre de 2018 registou decréscimo da ordem dos 18% na movimentação total do Porto de Sines. Alguns fatores externos, como sejam as condições climatéricas que logo no início do mês de março assolaram a região (e o continente), inviabilizaram a realização de algumas operações portuárias, contribuindo para um decréscimo de movimentação em todos os segmentos de carga.

No entanto, e apesar da influência menos positiva das paragens técnicas das unidades produtivas do complexo de Sines, das condições climatéricas adversas registadas ou até mesmo das variações registadas na procura e no consumo, as previsões apontam para uma recuperação na atividade do porto, prevendo-se um incremento nos volumes totais até ao final do ano.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This