Sines: Polícia Marítima de Sines exerce competências do Estado a bordo de navios mercantes

0

Durante o passado mês de julho escalaram o porto de Sines 205 navios mercantes, num total de 1432 desde janeiro. No último mês de maio atingiu-se o número recorde desde que o porto entrou em funcionamento, com 224 entradas.

Assumem especial relevância as escalas com navios porta-contentores, cujo número tem continuado a aumentar desde que foram realizadas obras no Terminal XXI, agora com maior segurança, desde que foram realizadas dragagens no ano passado.

Mas, uma das particularidades do porto de Sines é a de quase todos os navios que o escalam serem de grandes dimensões sendo ainda de realçar que quase todos transportam cargas IMO (cargas perigosas nas diferentes tipologias do International Maritime Dangerous Goods Code (Código IMDG).

A Polícia Marítima de Sines efetuou a visita de chegada a estes navios, executando os procedimentos previstos para o efeito, e exercendo a Autoridade do Estado a bordo. Esta é uma das responsabilidades do Estado perante os navios estrangeiros que visitam os nossos portos.

O aumento do número de escalas de navios no porto de Sines, que deverá manter esta tendência por mais algum tempo, tem exigido um grande esforço da Polícia Marítima que procede ainda ao policiamento de todo o espaço portuário.

Deixar uma resposta

Share This