Sines: Porto de Sines deve crescer acima dos 25% em 2015

0

O presidente do Porto de Sines, João Franco, disse hoje que operadores económicos e portos concorrentes, nacionais e estrangeiros, estão a encarar a infraestrutura que lidera, no litoral alentejano, com respeito, devido aos resultados alcançados.

“Tenho vindo a sentir isso crescentemente, em particular nos últimos meses, em que, sem qualquer diligência nossa, a troco de nada, só porque nos querem ouvir, temos vindo a ser convidados para participar em vários eventos, mesmo no estrangeiro, em que se nota um claro interesse e respeito por Sines”, afirmou João Franco aos jornalistas, à margem das comemorações do Dia do Porto de Sines.

Este ano, indicou, o crescimento do Porto de Sines, a nível global, deverá ultrapassar “bem mais do que” 25%, em relação a 2014, um desempenho que João Franco atribui aos agentes económicos que operam no local, uma vez que a administração portuária só “ajuda”.

O presidente da APS reconheceu que o contributo do terminal de contentores, gerido pela PSA Sines, “é significativo”. O Terminal XXI atingiu, em 2014, uma movimentação global de 1.227.694 TEU (unidade equivalente a um contentor de 20 pés), o que representa uma subida de 32% em relação ao período homólogo, em que foram movimentados 931.036 TEU.

“Quando se passa o milhão de contentores de movimento por ano, entra-se noutra ‘liga’, é outro nível. E aí olham-nos de outra maneira. Com respeito, com curiosidade e com algum receio, nalguns casos”, comentou.

Fonte: Lusa

Deixar uma resposta

Share This