Sines: Porto de Sines prevê terminar ano com 48,5 milhões de toneladas de carga movimentada

0

O porto de Sines deve terminar o ano de 2016 com uma movimentação de mercadorias de 48,5 milhões de toneladas, mais três milhões do que o inicialmente previsto.

“A movimentação de mercadorias prevista para este ano de 2016 seria de 45,5 milhões de toneladas, mas o que vai acontecer é que vão ser perto de 48,5 milhões de toneladas”, disse hoje, num encontro com jornalistas, em Sines, o presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), João Franco.

Em 2015, o porto de Sines terminou o ano com um total de 44 milhões de toneladas de carga movimentada nos cinco terminais, de granéis líquidos, petroquímico, multipurpose, de contentores e de gás natural, estimando conseguir atingir no final deste ano um aumento de cerca de 4,5 milhões de toneladas.

Este “crescimento sustentado” representa uma subida da “quota de mercado” a nível nacional, que “deve andar à volta dos 55% da mercadoria movimentada”, acrescentou.

Segundo as estimativas, até ao final do ano, o terminal de granéis líquidos é o que movimentará maior carga, com cerca de 22,3 milhões de toneladas, seguido do terminal de contentores, com 19,4 milhões.

O Porto de Sines é o principal porto nacional com uma quota de mercado de 55% e a nível internacional é o 3.º porto da Península Ibérica, o 17.º da Europa e 97.º a nível mundial.

O presidente da APS destacou ainda a subida do número de navios, “que cresceu 13,9%”, ao mesmo tempo que “a dimensão dos navios também está a crescer”.

Deixar uma resposta

Share This