Sines: Portugal candidatou ligação ferroviária Sines – Elvas

0

Portugal candidatou através da Rede Ferroviária Nacional a nova ligação ferroviária Sines-Elvas ao Programa CEF – Connecting Europe Facility, que cofinanciará 50% do respetivo valor dos estudos e projetos e 40% dos trabalhos com obras.

Segundo o presidente da IP, António Ramalho, este projeto “terá a nova ligação de Sines à linha ferroviária do Sul e implicará um investimento de base de 512 milhões de euros (e de 773 milhões de euros no total), que será cofinanciado pelo programa comunitário CEF em 202 milhões de euros, o que significa que a participação portuguesa nesta obra será de 310 milhões de euros”.

Este projeto de infraestrutura ferroviária transfronteiriça dá resposta a “uma necessidade reivindicada pelo Porto de Sines há cerca de 30 anos”. Um dos obstáculos ao crescimento da atividade portuária de Sines tem sido a pendente da linha atual, que limita a carga total dos comboios que saem de Sines, pela incapacidade das locomotivas subirem a linha com uma carga total de 1400 toneladas — tida como o parâmetro ferroviário que rentabiliza o serviço de transporte de carga.

Deixar uma resposta

Share This