Sines: Primeiro-ministro de Cabo Verde visita Sines

0

O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, vai estar no domingo, dia 17 de Maio, em Sines para inaugurar o Centro de Dinamização da Interculturalidade e Apoio Comunitário da Associação Cabo-Verdiana de Sines e Santiago do Cacém.

A sede da associação, construída no Bairro Amílcar Cabral, onde vive grande parte da comunidade cabo-verdiana de Sines, representa um investimento de cerca de 330 mil euros, com uma comparticipação de 185 mil euros de fundos comunitários.

O novo edifício, que vai albergar a associação, inclui dois gabinetes de atendimento, duas salas de formação, uma mediateca, um bar e uma sala polivalente.

A comunidade cabo-verdiana aí residente, com cerca de mil elementos, trabalha sobretudo nos setores das pescas, construção civil e indústrias e representa um caso ímpar de integração.

Atualmente, a instituição presta serviços de apoio não só aos imigrantes cabo-verdianos e seus descendentes, mas também a trabalhadores de outras nacionalidades radicados no litoral alentejano.

A associação dispõe de um gabinete consular cabo-verdiano, no qual os utentes podem resolver vários assuntos, como renovar o passaporte.

A Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém foi fundada em 1983, com o objetivo de integrar as comunidades imigrantes no Litoral Alentejano.

 

Deixar uma resposta

Share This