Sines: PSD exige que a ministra do Mar esclareça o futuro do Porto de Sines

0

Na sua intervenção na audição da ministra do Mar na Assembleia da República, em discussão da especialidade do Orçamento do Estado para 2017, o deputado do PSD do distrito de Setúbal, Pedro do Ó Ramos, pediu esclarecimentos sobre o futuro do porto de Sines, nomeadamente sobre a ampliação do atual Terminal XXI e a construção de um novo terminal.

“Em fevereiro deste ano questionei a senhora ministra para saber o que o Governo pensava fazer sobre o alargamento do Terminal XXI ou até mesmo sobre a construção do novo Terminal Vasco da Gama. Nos últimos tempos, surgiram várias notícias difusas sobre o assunto.

O primeiro-ministro disse na recente visita a China, que se ia construir um novo terminal com grupos Chineses. A senhora ministra diz que quer ambos os projetos, precisando de renegociar com o grupo que neste momento opera no porto”, destaca.

Contudo, o deputado do PSD considera que “importa esclarecer esta confusão”, pois existe um contrato de concessão com a empresa de Singapura – PSA, que dura até 2029 e que prevê exclusividade / preferência com este mesmo grupo.

“O alargamento do atual Terminal, num investimento estimado de 100 milhões de euros e a construção de um novo terminal de contentores depende muito da negociação que for feita com o grupo PSA. Como é que tudo isto vai ser resolvido, até porque este grupo segundo se sabe, gostaria de negociar o alargamento do período de concessão”, questiona.

Pedro do Ó Ramos afirma que a ministra do Mar “tem que esclarecer esta situação o mais depressa possível, pois estamos a falar de uma infraestrutura que representa 2,5 por cento do PIB nacional e já se perdeu tempo demais sem qualquer decisão”.

Deixar uma resposta

Share This