Sines: Salif Keita confirmado no FMM Sines 2015

0

O maliano Salif Keita, um dos maiores músicos africanos de sempre, está confirmado na 17.ª edição do FMM Sines – Festival Músicas do Mundo, que acontece entre 17 e 25 de julho, em Sines e Porto Covo.

O concerto que Salif Keita dará em Sines insere-se na sua digressão acústica, que desenha uma retrospetiva pela carreira do artista. Serão recriados clássicos do seu amplo repertório, num regresso às raízes depois de anos de experimentações e fusões.

 Antes de ser um exemplo de superação artística, Salif Keita é um exemplo de superação pessoal. A sua condição de albino tornou-o proscrito na sua comunidade e o seu desejo de fazer música levou à sua rejeição pelo pai. Descendente de Soundjata Keita, fundador do Império do Mali em 1240, o sistema de castas vedava-lhe a profissão de músico.

Apesar da pressão do meio onde cresceu, prosseguiu o seu sonho. Mudou-se para Bamako, capital do Mali, em 1967, onde começou a tocar em clubes noturnos com um dos seus irmãos. Em apenas dois anos, foi convidado para se juntar à Rail Band. Mais tarde, juntou-se a Kanté Manfila para formar Les Ambassadeurs, banda que trilhou um caminho por onde seguiriam várias gerações de músicos da África Ocidental.

Apelidado de “Voz de Ouro de África”, Salif Keita tem ocupado um lugar de destaque na vanguarda da música do Mali desde então, conquistando o público no seu continente e, a partir de meados dos anos 80, em França e no resto do mundo.

O artista que combina as tradições dos griots da África Ocidental com o rock, o funk e o jazz trará a Sines um espetáculo que leva o público ao coração da alma mandinga moderna, acompanhado por guitarra, kora, n’goni, percussão e coros.

Deixar uma resposta

Share This