Sines: Santa Casa da Misericórdia comemora 500 anos

0

A Santa Casa da Misericórdia de Sines iniciou no dia 20 de fevereiro, as comemorações dos 500 anos da instituição, as iniciativas vão prolongar-se ao longo de todo o ano de 2016.

A instituição foi fundada a 22 de fevereiro de 1516. Inicialmente o principal objetivo era apoiar a população mais pobre, os idosos e os doentes. Com o passar dos anos, a instituição foi aumentando as suas valências, apostando nos cuidados de saudade, construiu um hospital que funcionou de uma forma gratuita para os mais pobres até 1974, altura em que passou para posse do estado.

Ao longo dos séculos a Santa Casa foi recebendo várias propriedades por doação dos seus proprietários que explorava e de onde conseguia receitas para financiar a parte social de apoio à população carenciada do concelho.

A Santa Casa da Misericórdia de Sines acolhe, atualmente, mais de duas centenas de utentes em dois lares de idosos. A par dos lares de idosos, a instituição tem as valências de centro de dia, apoio domiciliário e infantário, gerindo ainda um lar para rapazes em risco, centros para apoio a mães solteiras e a mulheres vítimas de violência doméstica, uma cantina e uma loja sociais e um banco de voluntariado. Contando com duas centenas de funcionários.

A primeira iniciativa no ano em que comemora cinco séculos, foi o lançamento de um livro com 500 páginas sobre os 500 anos de história da instituição.

O livro da autoria de Sandra Patrício, conta a história da fundação e criação da Misericórdia de Sines com recurso ao Arquivo Municipal de Sines, conta ainda com a colaboração dos historiadores José António Falcão e Ricardo Pereira.

O livro vai custar 30 euros e pode ser adquirido na Santa Casa da Misericórdia de Sines.

Deixar uma resposta

Share This