Sines: Sindicato dos Estivadores realiza conferência para debater o mundo do trabalho portuário

0

O Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul de Portugal organiza nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro, partir das 9.30 horas, no Centro de Artes de Sines uma conferência para debater o mundo do trabalho portuário.

O evento, vai servir segundo um comunicado do sindicato para “denunciar e lutar contra as violações dos mais básicos direitos dos trabalhadores, que ocorrem no porto de Sines”.

O mesmo comunicado acrescenta que “questões associadas à falta de segurança no trabalho, que já resultaram na morte de dois estivadores, em 2013 e 2015, a liberdade de associação é sistematicamente colocada em causa, a que se somam frequentes casos de assédio e ameaças de trabalhadores por parte dos supervisores seniores e um quadro geral de salários de miséria que, para um trabalho especializado e de elevado desgaste físico e risco de vida, ronda o salário mínimo nacional, muito longe da realidade praticada na generalidade dos portos portugueses e europeus” serão abordadas neste encontro que decorre amanhã, dia 14 de janeiro, no auditório do Centro de Artes de Sines.

Programa: 9:30h – Abertura da Conferência – Filipe Gonçalves (SETC/Sines). 9:40h – António Mariano (Presidente SETC) – Breve introdução sobre o início da PSA-Sines. 9:50h – AnthonyTétard (Coordenador Europeu IDC) – Apresentação do IDC e asituação laboral na Europa dos Portos. 10:30h–Dra.Raquel Varela (UNL-Portugal, IISH Amsterdam, UFF Brasil) – “O exército industrial de reserva e a precariedade laboral na fase actual de acumulação: qual a política da UE?”. 10:50h – Dra. Rita Garcia Pereira – (Advogada, docente universitária e mestre em Direito do Trabalho) – “Os portos: meio apto para o assédio laboral?”. 11:10h – Prof.Paulo Marques Alves – (ISCTE-IUL, DINAMIA’CET – IUL) – “Contributos para uma estratégia para a saída da crise do sindicalismo”. 11:30h – Prof. Dra.Maria de Fátima Queiroz (UNIFESP-Brasil, UNL-Portugal) – Processo Saúde/Doença e Aspectos da Organização do Trabalho: “Estudo com os Estivadores dos Portos de Lisboa, Sines e Figueira da Foz”. 12:00h – Prof. Dr. Guilherme Leite Gonçalves – (UERJ-Brasil, FU Berlin-Alemanha) – “Metamorfoses da acumulação capitalista no espaço portuário do Rio de Janeiro”. A partir das 12.30 horas, realiza-se um debate aberto à plateia.

Deixar uma resposta

Share This