Sines: Sines do futuro imaginada por estudantes de arquitetura

0
Durante meses, centenas de estudantes de arquitetura de todo o país visitaram Sines para conhecer o seu território, a sua história e a sua dinâmica urbanística.
Preparavam a sua participação no Concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millenium bcp, que em julho conheceu a proposta vencedora: “A Terceira Água”, da autoria dos alunos Flora di Martino, Rita Martins e Saule Grybenaite, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
O concurso foi lançado no âmbito da 4.ª edição da Trienal de Lisboa, The Form of Form, e constituiu um desafio a 14 escolas de arquitetura portuguesas para um exercício que teve como ponto de partida o território de Sines.
A proposta vencedora foi a que levantou as questões mais relevantes e melhor representou as principais tendências das estratégias de resposta à problemática territorial de Sines: a conjugação de um núcleo urbano, indústria e estrutura portuária.
Foram atribuídas menções honrosas às propostas “De Encontro ao Mar”, de Carolina Dias e Cristina Silva (da Escola de Artes da Universidade de Évora), e “Atlas de Sines”, da autoria de Anna Villa, Beatriz Morgado, Constança Lino, João Costa, Luca Salermo, Marco Meggiato, Marina Vismara, Paulo César e Vera Cunha (da Universidade Autónoma de Lisboa).
A 8 de outubro de 2016 inaugura a exposição “Sines: Logística à Beira-Mar”, na sede da Trienal de Lisboa, com uma seleção de 20 trabalhos deste concurso. As peças da exposição – maquetas, desenhos e vídeos – são apresentadas em três secções, segundo uma estrutura de visita flexível através das salas do Palácio Sinel de Cordes.
A Câmara Municipal de Sines apoia a produção do catálogo e vários aspetos da comunicação e logística da exposição dedicada a Sines.
A Trienal de Lisboa decorre de 5 de outubro a 11 de dezembro de 2016.

Deixar uma resposta

Share This