Sines: Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense comemorou 42 anos

0

A Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense comemorou ontem, dia 1 de maio, 42 anos de atividade.

O ponto alto das comemorações foi a romagem ao cemitério e uma homenagem a Durval Prata Ferreira. Foi, durante décadas, a figura tutelar da Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense.

A Banda Filarmónica da Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense tem as suas raízes na Sociedade Phylarmónica Sineense com estatutos desde 20 de janeiro de 1898.

Após um período mais ou menos longo de inatividade é reorganizada em 1926 e adquire existência legal em 19 de junho de 1927.

A 10 de Junho de 1929, a sua direção decide proceder à fusão desta associação com a Sport Clube Sineense (Vulgo Marítimo), tendo esta fusão sido oficializada a 29 de fevereiro de mesmo ano, com a designação atual da nossa coletividade.

Em, 1942, por Decreto Governamental, é forçada a interrupção das suas atividades como associação. Mas, em 1945, no dia da Vitória dos Aliados, 8 de maio, a Banda sai orgulhosamente para a rua, oficialmente autorizada a exprimir durante duas horas o contentamento popular pelo final de 2ª grande guerra, ainda que no espírito de muitos fosse esse a única maneira de expressar o entusiasmo pela derrota Nazi e a esperança que o Governo fascista em Portugal pudesse ter igual destino. Mas, só em 1974 se reúnem as condições para o seu reaparecimento, e é então reorganizada a 1 de maio de 1975.

Em 26 de Janeiro de 1977 é determinada a Formação de uma associação com a denominação de “Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense”, tendo como objetivo por meio da música e do seu núcleo vital a Banda Filarmónica, desenvolver duas vertentes fundamentais, animação cultural, nas suas variadas formas e formação de indivíduos.

Deixar uma resposta

Share This