Sines: Tall Ships Festival encerra nesta segunda-feira, dia 1 de maio

0

Entre a tarde de sexta-feira e o dia de sábado, passaram pelo recinto do Sines Tall Ships Festival cerca de 40 mil pessoas.

O ritmo não abranda e o terceiro dia volta a prometer com o aproximar da ultima oportunidade para visitar as embarcações, vários concertos com nomes de relevo do panorama nacional como NBC, Expensive Soul e DJ Kamala.

O espetáculo visual único que junta a iluminação dos Tall Ships com o Fogo de Artifício também promete ser um dos momentos marcantes desta edição.

No final do segundo dia do Sines Tall Ships Festival realizou-se o Jantar dos Comandantes com a presença do Chefe do Estado Maior da Armada e da Autoridade Marítima – Almirante António Silva Ribeiro que salientou a importância da presença dos Tall Ships em águas portuguesas.

Às 15h30, os comandantes dos navios presentes em Sines e várias entidades locais, fizeram uma Homenagem à principal figura da cidade de Sines e do nosso património marítimo – Vasco da Gama.

A Aporvela colocou uma coroa de flores em forma de âncora, junto à sua estátua. Seguiu-se o Captains Briefing, na mítica Casa do Médico, altura para os comandantes e várias tripulações tomarem conhecimento sobre os pormenores do Desfile Náutico amanhã e da largada rumo a Las Palmas.

A meteorologia, a ordem dos veleiros, a segurança e todos os pormenores de saída do porto foram tratados nesta reunião com a organização do evento. Além das visitas aos diversos Tall Ships, o cais foi animado com vários eventos onde nem faltou uma escola de samba local.

O navio francês Belem, situado no Porto dos Sabores, embarca em Sines uma tripulação inteiramente feminina. “O Grupo francês La Poste selecionou um grupo de mulheres para demonstrar a igualdade entre géneros, mostrar que as mulheres são capazes de lutar, trabalhar em conjunto e superarem qualquer dificuldade, num mundo de homens”, esclareceu uma das tripulantes. “Pela minha experiência não há qualquer diferença entre uma tripulação de homens, mista ou feminina, nós somos capazes de tudo.

A prova disso é que somos o terceiro Tall Ship composto por uma tripulação integralmente feminina e resulta perfeitamente.” Com o sol posto este domingo, os navios iluminam-se e abrilhantam a noite até ao bater das 12 badaladas, altura em que o fogo de artificio transforma o céu de Sines num espetáculo visual único e memorável para todos os presentes.

Sua Alteza Real – Rainha Elizabete II de Inglaterra escreveu uma mensagem de apoio e reconhecimento da RDV2017. A carta, com destino ao Canadá, navegou desde Greenwich até Sines a bordo do Wylde Swan.

No porto alentejano, o capitão do navio holandês entregou a carta ao capitão Adam Seager, do britânico Jolie Brise. A carta vai ser passada de mão em mão entre os navios da frota, até chegar a Québec. Texto da Carta: “Today, as you arrive in Québec, it gives me pleasure to offer my congratulations to all those who took part in the Rendez-Vous 2017 Tall Ships Regatta, a voyage from the Royal Borough of Greenwich, to commemorate the one-hundred and fiftieth anniversary of the Canadian Confederation. “Your journey signifies the historic relationship between the United Kingdom and Canada, together with our shared traditions of seafaring and exploration. I send my warm wishes to the Regatta’s participants, organizers and charity partners, and to the people of Québec, as you celebrate this significant anniversary.” Elizabeth R.

O maior evento náutico do ano termina já amanhã, segunda-feira. Os navios começam a abandonar o porto às 15h00 para se alinharem para o Desfile Náutico às 16h00. Até às 19h00, os grandes veleiros navegam até Porto Covo, onde é dada a largada para a segunda perna da RDV2017 que leva os navegadores até Las Palmas, um espetáculo visual sem igual no país.

O Forte do Pessegueiro está aberto para o publico que queira assistir ao, sempre majestoso, desfile náutico e largada em frente à famosa Ilha do Pessegueiro.

Deixar uma resposta

Share This