Sines: Voluntários ajudaram a limpar praias de Porto Covo

0

A Câmara Municipal de Sines assinalou o Dia Nacional da Limpeza das Praias com ações de limpeza na Praia da Ilha do Pessegueiro, a 17 de setembro, e Praia Grande de Porto Covo, a 18 de setembro.

As ações duraram, em média, 3 horas e contaram com a participação de cerca de 20 voluntários. O plástico e o vidro foram os resíduos mais recolhidos.

As ações de limpeza permitiram também recolher uma quantidade elevada de filtros e pontas de cigarro (2,5 Kg), estando a autarquia a estudar a promoção de uma campanha de sensibilização específica para este tipo de resíduo, junto da população.

No dia 18 de setembro, realizou-se ainda um workshop para a transformação do lixo recolhido em arte.

A limpeza foi promovida pela Câmara Municipal de Sines, com o patrocínio da AICEP Global Parques e as parcerias da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, Junta de Freguesia de Porto Covo, Centro Ciclista Sineense e Autoridade Marítima Local.

O Dia Nacional de Limpeza das Praias, promovido pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho, integra-se numa campanha mundial de limpeza de praia liderada pela organização não governamental Ocean Conservancy, com o objetivo de que as recolhas de lixo marinho sirvam para a criação de uma base de dados a nível mundial, que inclua dados de Portugal de forma consistente e sistemática.

Depois da limpeza da Praia da Costa do Norte, em março, onde foram recolhidas 4 toneladas de resíduos, e com as ações agora efetuadas nas praias de Porto Covo, são já três o número de limpezas de praias promovidas pela autarquia em 2016.

Deixar uma resposta

Share This