Teatro nas freguesias de Santiago do Cacém durante o mês de agosto

0

Dias 10, 11, 16, 17 e 18 de agosto a peça de teatro “Auto da India”  apresentado pelo GATO,SA,  integrado no Projecto EmCena,  vai às freguesias de Ermidas-sado, Alvalade, Cercal do Alentejo, São Francisco da Serra e São Domingos. Todos os espetáculos têm início às 21h30.

25 anos depois da primeira montagem e no ano em que o GATO SA assinala o seu 30.º aniversário, eis a reposição do “Auto da Índia”, espetáculo distinguido em 1994 com o primeiro prémio do Festival Vicentino para a Juventude, promovido pela”A BARRACA“, Lisboa.

Desejando ser fiel ao texto de Gil Vicente o GATO SA procura, numa cuidada leitura dramatúrgica, descobrir as ações e motivações que permitam trazer ao público de hoje, esta farsa plena de pitoresco, acutilância e humor, tão caraterísticos dos textos vicentinos. Sem intenção de fazer uma reconstituição histórica, procurou-se situar a ação na sua época e, recusando soluções anacrónicas como forma de facilitar a receção do espetáculo. O texto original em português arcaico e em castelhano foi adaptado como se se tratasse de um texto atual para ser compreendido pelo público.

Em termos teatrais, esta versão renovada não se descola muito da de 92. Mantém a introdução ao texto da farsa com um excerto do Auto da Visitação e recupera as linhas mestras da encenação, agora enriquecidas muito por força da competência acrescida do elenco de atores profissionais e do trabalho dramatúrgico mais aprofundado e revelador.

Deixar uma resposta

Share This