V.N. de Santo André: Águas de Santo André está a construir o Tanque de Receção e Regularização de Lixiviados e Fossas Séticas da ETAR da Ribeira dos Moinhos

0

A Águas de Santo André tem a decorrer a empreitada para execução do Tanque de Receção e Regularização de Lixiviados e Fossas Séticas da ETAR da Ribeira dos Moinhos.

Atualmente a ETAR de Ribeira dos Moinhos recebe lixiviados e efluentes de fossas sépticas em camiões que descarregam diretamente na obra de entrada, sem qualquer pré-tratamento.

Estas descargas pontuais têm assim grande impacto na qualidade da água residual a tratar, dado que são descarregadas de forma concentrada, o que aumenta a carga poluente e dificulta o processo de tratamento.

A presente obra tem por objetivo a implementação de um sistema de regularização que terá como função amortizar e homogeneizar as descargas pontuais dos lixiviados e dos efluentes das fossas.

A regularização destas descargas permitirá minimizar as variações hidráulicas horárias e cargas orgânicas, minimizando também as consequentes sobrecargas sobre o sistema de tratamento, melhorando assim a eficiência da ETAR.

Por outro lado, e na componente do efluente proveniente de fossas séticas, existe ainda uma fase de pré-tratamento, constituída por um equipamento compacto próprio (Tamisador / Compactador / Desarenador) para a sua receção, sendo então encaminhados para o tanque de regularização.

A obra que custa cerca de 334 mil euros, começou em janeiro e tem um prazo de execução de 180 dias.

Deixar uma resposta

Share This