V.N. de Santo André: Águas de Santo André tem a decorrer a empreitada de construção de “Caixa de Entrada da ETAR”

0

A empresa Águas de Santo André tem a decorrer a empreitada de construção de “Caixa de Entrada da ETAR da Ribeira dos Moinhos”.

Obra que tem por objetivo aumentar a fiabilidade do sistema de transporte de efluentes urbanos já que é através desta caixa que se juntam ou separam os efluentes provenientes da cidade de Santigo do Cacém e da cidade de Vila Nova de Santo André com os restantes. No futuro, esta caixa receberá ainda o efluente urbano proveniente da cidade de Sines.

À data existe já uma caixa, com este propósito, a qual se localiza à entrada da ETAR de Ribeira dos Moinhos. No entanto, dado que a infraestrutura existente apresenta sinais de degradação e inoperacionalidade de algumas válvulas, foi desenvolvido um projeto que prevê a construção de duas câmaras em paralelo, ficando uma dedicada à receção do efluente urbano, das origens acima referidas e outra, à receção do efluente industrial.

Com a remodelação da caixa de entrada a montante da entrada da ETAR, será possível efetuar a ligação dos efluentes domésticos pelo canal principal e dos efluentes industriais pelo canal secundário, ou vice-versa, através de duas câmaras em paralelo.

Esta infraestrutura possibilitará individualizar efluentes, consoante a sua natureza, melhorando significativamente o desempenho hidráulico e ambiental, dado que, desta forma preserva-se as características de cada tipo de efluente, tratando-as de forma otimizada, ao longo das várias fases do processo de tratamento da ETAR de Ribeira dos Moinhos.

A obra que custa cerca de 98 mil euros, começou em janeiro e tem um prazo de execução de três meses.

Deixar uma resposta

Share This