5.º Festival da Enguia da Lagoa Santo André supera expectativas

0

O 5.º Festival da Enguia da Lagoa de Santo André voltou a superar as melhores expectativas contando com a presença de milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do país, que esgotaram os restaurantes aderentes para não perder a oportunidade de degustar uma iguaria única. A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André, e decorreu de 25 de janeiro a 3 de fevereiro.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, afirma que esta edição “foi claramente um sucesso, as reações até ao momento de alguns dos restaurantes participantes têm sido muito positivas, foi uma enchente, uma vez mais, principalmente aos fins de semana, como é natural. A grande mais-valia da iniciativa é a de criar dinâmicas locais, por essa razão o Festival da Enguia é para manter e crescer,” salientou Álvaro Beijinha.

O Autarca não deixou de mencionar que a mostra gastronómica, “por um lado, visa promover a restauração local e a nossa gastronomia, o que foi claramente alcançado, e, por outro, fazer a promoção do Município de Santiago do Cacém na vertente turística.”

Dado o sucesso da iniciativa, alguns dos proprietários dos restaurantes aderente manifestaram a vontade de que o Festival da Enguia se prolongue por mais dias. Perante a proposta, “vamos fazer uma avaliação e caso haja um acordo, entre todos os envolvidos na iniciativa, podemos dar mais esse passo,” avançou Álvaro Beijinha.

A divulgação das reportagens televisivas tem também contribuído para dar a conhecer o Festival da Enguia da Lagoa de Santo André, motivando “uma notoriedade não apenas local, mas sim nacional, o que fez com que uma vez mais viessem pessoas de várias partes do país procurar a enguia da Lagoa de Santo André”. O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém enquadra o evento numa estratégia que o Município tem vindo a desenvolver, nos últimos tempos, destacando a gastronomia, cada vez mais, como “um produto turístico”.

Durante os dez dias, os restaurantes A Cascalheira, Chez Daniel, Faz-te Esperto, Ti Lena & Casa do Gin, A Charrua, Quinta do Giz, Café Snack-Bar A Palmeira, Copacabana, O Martins e O Gatinho, todos situados na Freguesia de Santo André, confecionaram vários pratos com uma das mais tradicionais maravilhas gastronómicas locais, a enguia. A animação cultural também marcou presença durante a realização do Festival, num complemento ideal da vertente gastronómica.

O programa do Festival contemplou ainda o colóquio – O Mar um Universo de Recursos onde foi abordado o tema do valorização dos recursos naturais na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, numa organização do Centro de Informação Europe Direct – Alentejo Central e Litoral. Outra das novidades foi a realização de uma visita guiada à Costa de Santo André sobe o mote – A enguia e a Lagoa de Santo André.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Share This