Alcácer do Sal investe 1,3 ME em requalificação de escola básica

0

A Câmara de Alcácer do Sal (Setúbal) prevê avançar no início do próximo ano com a requalificação da Escola Básica n.º 1 de Telheiros, num investimento de 1,3 milhões de euros, anunciou hoje o município.

De acordo com um comunicado da autarquia, o projeto, que visa requalificar e modernizar a escola, “assenta em novas exigências pedagógicas, de segurança e de atualização dos sistemas elétricos e de aquecimento”.

“Trata-se da escola com o maior número de alunos do 1.º ciclo de Alcácer do Sal e sem obras de requalificação há dezenas de anos. A empreitada vai permitir melhorar a comodidade das crianças”, explicou hoje à agência Lusa Vítor Proença, presidente da Câmara de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal.

A obra, que é financiada por fundos comunitários, na ordem dos 85%, contempla “a requalificação e modernização de todo o interior do edifício”, com o objetivo de “melhorar funcionalidades e a mobilidade” da comunidade escolar.

“Com esta obra queremos ainda criar zonas de conforto e novos espaços lúdicos, como a sala multiusos para a realização de atividades artísticas e desportivas, e pensamos que as aprendizagens, a qualidade e a estadia dos professores, alunos e funcionários vai melhorar bastante”, referiu o autarca.

O projeto, que vai ter de aguardar pelo visto do Tribunal de Contas (TdC), já recebeu “luz verde” do executivo municipal, de maioria comunista, com vista à abertura de procedimento para o lançamento da empreitada.

“Esperemos que apareçam candidatos e empresas concorrentes para podermos avançar com a obra no primeiro trimestre de 2020, depois de submeter o projeto ao Tribunal de Contas”, sublinhou.

O projeto, que o autarca estima “estar concluído em junho de 2021”, prevê ainda a requalificação do espaço exterior, zona de recreio infantil e dos acessos internos e externos ao estabelecimento de ensino.

Durante a obra, adiantou, “haverá uma articulação entre o município e o agrupamento de escolas, no sentido de transitar os cerca de 150 alunos do 1.º ciclo para a Escola Básica Pedro Nunes”, sede do agrupamento de Alcácer do Sal.

Além da Escola Básica n.º 1 de Telheiros, o município vai avançar também com a empreitada de remodelação da Escola dos Açougues, num investimento de 366 mil euros, para melhorar as instalações do edifício onde atualmente funciona a Universidade Sénior de Alcácer do Sal.

A intervenção, que conta igualmente com financiamento comunitário, prevê “trabalhos de melhoramento das instalações em termos de conforto térmico e de salubridade do edifício”, explicou o município.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.