Álvaro Beijinha faz um balanço positivo da presidência nas freguesias em São Francisco da Serra

0

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, acompanhado dos Vereadores com Pelouros e dos técnicos das respetivas áreas, durante os dias 10, 11 e 12 de julho, percorreram as ruas da Freguesia de São Francisco da Serra em contacto com as populações, coletividades e empresários.

A visita terminou com um balanço positivo, com destaque para o trabalho de requalificação, a dinâmica associativa e o potencial turístico desta Freguesia que se caracteriza por recantos de beleza únicos.
Álvaro Beijinha começou por sublinhar a importância da iniciativa Presidência nas Freguesias que “tem como objetivo principal aprofundar o nosso conhecimento sobre a realidade de cada uma das Freguesias do nosso Concelho”.

As aldeias de São Francisco da Serra, Cruz de João Mendes e Roncão compõem esta Freguesia que, “apesar de ser uma das mais pequenas do nosso Concelho, tem uma grande potencialidade do ponto de vista turístico e por isso é cada vez mais procurada para a criação de unidades de turismo em espaço rural. Mas existe, também, muito interesse na compra de montes para segunda habitação e esse é efetivamente um dado positivo”, sublinha o Presidente do Município.

Esta é uma Freguesia de grande “beleza natural, é a entrada para a Serra de Grândola, está próxima das praias e tem vistas privilegiadas”, acrescenta o Autarca. Aproveitando essas potencialidades, a comitiva visitou o alojamento local “Monte das Viagens” e o turismo rural “Monte da Ameira”, não deixando de passar pela Ermida do Livramento, ponto mais elevado de onde é possível apreciar a vista soberba até ao mar.

Ao nível da requalificação urbana, Álvaro Beijinha destaca o “trabalho conjunto que foi realizado pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia e que deixaram a Freguesia bem qualificada, porque nos últimos anos foram realizados grandes investimentos”, nomeadamente na Estrada que liga São Francisco da Serra a Cruz de João Mendes, e na via clicável  que aproximou as duas localidades

O agropecuário é outra das vertentes deste território tendo a comitiva visitado a exploração de Mário Tojinha, que se dedica à suinicultura.
O Centro de Dia de São Francisco da Serra foi visitado pelos eleitos tendo o Presidente da Câmara Municipal frisado a “importante resposta social que dá aos idosos, e que vive momentos de estabilidade tendo adquirido uma nova viatura de transporte para os utentes”.

“A forte dinâmica associativa da Freguesia” foi outro dos pontos destacados por Álvaro Beijinha. O Autarca sublinhou que “no espaço de pouco mais de um mês tivemos iniciativas que atraíram centenas de pessoas”.

O “Encontro com o Fado”, apadrinhado pelo Mestre da Guitarra Portuguesa, e filho da terra, António Chainho.

“Não podemos esquecer que esta é uma terra de fadistas onde está muito enraizada a guitarra portuguesa, e de onde têm saído grandes nomes do fado”. O “Grande Prémio de Atletismo Nossa Senhora do Livramento”, que junta mais de 300 participantes.

O “Festival do Petisco” que teve este ano a sua segunda edição com balanço muito positivo e o “Encontro Motard” promovido pelo Moto Clube “Os Alarves” são mostra da dinâmica da Freguesia”.

Álvaro Beijinha considera que este sucesso se deve igualmente ao “executivo da Junta de Freguesia que é muito presente, e que se envolve diretamente na organização das diferentes iniciativas”.

As visitas no âmbito da Presidência nas Freguesia tiveram início em abril e percorreram sete das oito Freguesias do Município, a deslocação à Freguesia de Abela ficou agendada para setembro por motivos de forma maior.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.